No G20, Lula lança iniciativa global contra a fome e a pobreza

A iniciativa busca mobilizar recursos e coordenar ações entre países, instituições e organizações.

Durante a Cúpula de Líderes do G20, realizada nesta segunda-feira no Rio de Janeiro, o presidente brasileiro, Lula da Silva, lançou a chamada Aliança Global Contra a Fome e a Pobreza, anunciando os primeiros membros do seu Conselho de Campeões.

"Já contamos com a adesão de 81 países, 26 organizações internacionais, 9 instituições financeiras e 31 fundações filantrópicas e organizações não governamentais", declarou Lula diante dos líderes mundiais presentes.

A iniciativa busca mobilizar recursos e coordenar ações entre países, instituições e organizações para reduzir a fome e a pobreza, buscando encontrar soluções relacionadas aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas 1 (erradicação da pobreza) e 2 (fome zero).

O Conselho de Campeões é formado por um grupo de representantes seniores eleitos entre os membros da Aliança, que visa incentivar a participação ativa de países, instituições e organizações. Ele busca remover obstáculos e facilitar o estabelecimento de parcerias voltadas para a ação e implementação de políticas no nível nacional. 

"Os primeiros 17 membros anunciados hoje foram definidos a partir de manifestações de interesse dos países e organizações internacionais que participaram do desenvolvimento inicial e estabelecimento da Aliança Global, por meio de uma Força-Tarefa especial proposta pela Presidência do G20 do Brasil especificamente para esse propósito", diz o texto do comunicado publicado nesta segunda-feira.

Segundo planejado, o Conselho de Campeões, será formado por até 50 membros, incluindo 25 países e 25 organizações.