Notícias

No G20, Lula lança iniciativa global contra a fome e a pobreza

A iniciativa busca mobilizar recursos e coordenar ações entre países, instituições e organizações.
No G20, Lula lança iniciativa global contra a fome e a pobrezaSputnik / Grigory Sysoev

Durante a Cúpula de Líderes do G20, realizada nesta segunda-feira no Rio de Janeiro, o presidente brasileiro, Lula da Silva, lançou a chamada Aliança Global Contra a Fome e a Pobreza, anunciando os primeiros membros do seu Conselho de Campeões.

"Já contamos com a adesão de 81 países, 26 organizações internacionais, 9 instituições financeiras e 31 fundações filantrópicas e organizações não governamentais", declarou Lula diante dos líderes mundiais presentes.

A iniciativa busca mobilizar recursos e coordenar ações entre países, instituições e organizações para reduzir a fome e a pobreza, buscando encontrar soluções relacionadas aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas 1 (erradicação da pobreza) e 2 (fome zero).

O Conselho de Campeões é formado por um grupo de representantes seniores eleitos entre os membros da Aliança, que visa incentivar a participação ativa de países, instituições e organizações. Ele busca remover obstáculos e facilitar o estabelecimento de parcerias voltadas para a ação e implementação de políticas no nível nacional. 

"Os primeiros 17 membros anunciados hoje foram definidos a partir de manifestações de interesse dos países e organizações internacionais que participaram do desenvolvimento inicial e estabelecimento da Aliança Global, por meio de uma Força-Tarefa especial proposta pela Presidência do G20 do Brasil especificamente para esse propósito", diz o texto do comunicado publicado nesta segunda-feira.

Segundo planejado, o Conselho de Campeões, será formado por até 50 membros, incluindo 25 países e 25 organizações. 

  • Entre os chefes de estado que participam da cúpula do G20 estão o presidente chinês, Xi Jinping, o mandatário francês, Emmanuel Macron, o líder argentino, Javier Milei, o primeiro-ministro da Índia, Narenda Modi, o presidente dos EUA, Joe Biden, a presidente mexicana, Claudia Sheinbaum, entre os outros chefes do Estado. 
  • A Rússia está representada pelo ministro das Relações Exteriores do país, Sergey Lavrov, que chegou ao país latino-americano no domingo. Além dos membros do G20, o evento no Rio de Janeiro conta com a presença dos presidentes da Comissão Europeia, Ursula von de Leyen, da Bolívia, Luis Arce, e do Egito, Abdel Fattah al Sisi.
  • A agenda do evento se concentra em questões de mudanças climáticas, uma nova governança global e a luta contra a fome.