Notícias

Netanyahu enumera três "pré-requisitos para a paz" entre Israel e Palestina

Os três "pré-requisitos para a paz" entre Israel e Palestina foram revelados pelo primeiro-ministro do Israel, Benjamin Netanyahu, para o The Wall Street Journal
Netanyahu enumera três "pré-requisitos para a paz" entre Israel e PalestinaGettyimages.ru / Sean Gallup / Staff

A destruição do movimento palestino Hamas, a desmilitarização da Faixa de Gaza e a desradicalização da sociedade da Palestina são os "três pré-requisitos para a paz entre Israel e os seus vizinhos palestinos em Gaza", afirmou o primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu, em um artigo publicado no The Wall Street Journal na segunda-feira.

Para acabar com o Hamas, "as suas capacidades militares devem ser desmanteladas e o seu domínio político sobre Gaza deve acabar". Segundo Netanyahu, os líderes do grupo ameaçaram repetir os ataques de 7 de outubro, pelo que "a sua destruição é a única resposta proporcional" para evitar "mais guerra e mais derramamento de sangue".

Quanto à desmilitarização da Faixa de Gaza, Israel estabelecerá uma zona de segurança temporária no território palestino, criando um mecanismo de inspeção na fronteira entre o enclave e o Egito que "atenda às necessidades de segurança de Israel e evite o contrabando de armas no território".

Ele também acusou a Autoridade Palestina, liderada pelo presidente Mahmoud Abbas, de não ter capacidade e nem vontade de desmilitarizar Gaza, bem como de "financiar e glorificar o terrorismo" na Cisjordânia.

Em relação à desradicalização, Netanyahu sublinhou a necessidade de mudanças nos sistemas educativos e de pregação religiosa, que não devem ser dirigidas contra os judeus.

"Quando o Hamas for destruído, Gaza for desmilitarizada e a sociedade palestina iniciar um processo de desradicalização, Gaza poderá ser reconstruída e as perspectivas de uma paz mais ampla no Oriente Médio serão uma realidade", afirmou o primeiro-ministro israelense.