Presidente de Israel não participará da COP26 porque a Turquia o proíbe de sobrevoar seu espaço aéreo
O presidente israelense, Isaac Herzog, cancelou sua visita à conferência sobre o clima no Azerbaijão devido à recusa da Turquia em permitir que seu avião sobrevoasse seu espaço aéreo, informou a mídia israelense e azerbaijana. A conferência da ONU sobre mudança climática COP29 está sendo realizada desde segunda-feira em Baku e durará até 22 de novembro.
A Administração do presidente israelense explicou inicialmente que o cancelamento da visita foi por "razões de segurança", o que provocou a insatisfação do Azerbaijão. Por sua vez, um representante sênior do Ministério das Relações Exteriores do Azerbaijão enfatizou à agência de notícias Caliber que Baku é uma das cidades mais seguras do mundo e lembrou que um grande número de autoridades israelenses viajou para lá.
Ele também afirmou que as intensas negociações durante vários dias por meio dos canais diplomáticos não produziram resultados, embora o Azerbaijão tenha oferecido todas as condições para que o evento fosse inclusivo. A esse respeito, enfatizou que a situação em torno da chegada do presidente israelense se desenvolveu por razões fora do controle de seu país.
Por sua vez, o portal israelense Ynet confirmou que a recusa da Turquia foi um dos motivos para o cancelamento da visita, mas especificou que não foi o principal nem o único. Ele também mencionou que os ministros israelenses chegaram a Baku em voos comerciais via Geórgia, e não está claro por que Herzog não escolheu uma rota semelhante.