Notícias

Musk: "É apenas uma questão de quantas crianças morrerão antes que o Ocidente conceda a derrota na Ucrânia"

O bilionário concordou com um usuário do X que escreveu que os EUA e seus aliados perderam o conflito e que "nada mudará" o fato de que "a Rússia tomará a Crimeia e parte do leste da Ucrânia".
Musk: "É apenas uma questão de quantas crianças morrerão antes que o Ocidente conceda a derrota na Ucrânia"Gettyimages.ru / Chesnot

O bilionário Elon Musk, proprietário da Tesla, SpaceX e X Corp, perguntou quantas crianças morrerão antes que os presidentes dos EUA, França, Alemanha e outras nações europeias reconheçam que perderam o conflito contra a Rússia. Sua pergunta foi feita em resposta à publicação de um usuário no site de rede social X (antigo Twitter).

No sábado, um usuário identificado como Wall Street Silver escreveu na rede social que os 60 bilhões de dólares "que estamos prestes a dar à Ucrânia não mudarão nada no impasse". "Isso apenas prolongará a guerra e levará à morte de outros 100.000 ucranianos. Os Estados Unidos e a Europa perderam essa guerra. É hora de Biden, Macron e Scholz admitirem que perderam. A Rússia tomará a Crimeia e parte do leste da Ucrânia. Nada vai mudar isso", acrescentou. "É verdade. É só uma questão de quantas crianças morrerão antes que isso seja reconhecido", respondeu Musk.

"Eles estão brincando com fogo"

Cada vez mais vozes estão se unindo aos apelos pelo fim do conflito. Em uma sessão do Senado dos EUA no início do dia, o republicano Mike Lee falou por quase quatro horas sem interrupção para protestar contra um projeto de lei de ajuda à Ucrânia. De acordo com o senador, um dos maiores problemas com o projeto de lei é que ele é "um gasto sangrento e um desperdício imprudente do dinheiro dos contribuintes americanos para financiar uma guerra por procuração no outro lado do mundo". "Alguém pode me dizer quando a Ucrânia foi admitida como o 51º estado? Eu devo ter perdido esse dia", disse ele.

Ele enfatizou que a posição do Governo do presidente Joe Biden, de que Washington deve ajudar o regime de Kiev "enquanto for necessário e tanto quanto for necessário", não é uma estratégia real. "Não é uma estratégia de forma alguma. Na verdade, é um plano para outra guerra eterna", declarou ele. Em suas palavras, os políticos que atualmente comandam os EUA "acham que estão jogando um grande jogo de xadrez geopolítico", mas, "como milhões de americanos já viram, eles estão apenas brincando com fogo".

Momento de "parar o moedor de carne"

Também no sábado, Musk comentou que os EUA deveriam ter interrompido o conflito na Ucrânia há um ano. "Chegou a hora de parar o moedor de carne", escreveu o bilionário. "Isso deveria ter sido feito há um ano", acrescentou.

Dessa forma, Musk respondeu às declarações de Biden sobre as divergências no Congresso em relação à ajuda à Ucrânia. "O fracasso do Congresso dos EUA, se isso acontecer, em apoiar a Ucrânia será quase criminalmente negligente. Será ultrajante", disse ele ao se reunir com o chanceler alemão Olaf Scholz em Washington.