A Ucrânia planeja atacar o território russo com mísseis ATACMS de longo alcance fabricados nos EUA nos próximos dias, depois de obter permissão do presidente dos EUA, Joe Biden, informou a Reuters citando fontes.
De acordo com uma fonte, as forças ucranianas planejam realizar seus primeiros ataques de longo alcance contra a Rússia nos próximos dias. No entanto, devido a preocupações com a segurança operacional, não foi detalhado que tipo de alvos serão atacados, nem a data do ataque foi mencionada.
As fontes informaram que os primeiros ataques contra o território russo provavelmente serão realizados com mísseis ATACMS, que têm um alcance de mais de 306 quilômetros. Enquanto isso, a Casa Branca se recusou a comentar o assunto.
O New York Times noticiou neste domingo, citando pessoas familiarizadas com o assunto, que Biden deu pela primeira vez à Ucrânia autorização para atacar profundamente o território russo com mísseis de longo alcance fornecidos pelos EUA. As fontes disseram que a primeira agressão provavelmente será realizada contra "tropas russas e norte-coreanas em defesa das forças ucranianas na região de Kursk, no oeste da Rússia". De acordo com a mídia, a decisão "marca uma grande mudança na política dos EUA".
- Em meados de setembro, o presidente russo Vladimir Putin declarou que se a OTAN tomar a decisão de permitir que Kiev ataque o território russo reconhecido internacionalmente com armas de longo alcance, isso significaria que os países do bloco "estão em guerra com a Rússia".
- Vladimir Zelensky pediu várias vezes a Washington autorização e recursos para atacar profundamente o território russo com armas ocidentais.