Xi Jinping se reúne com Joe Biden em Lima
O presidente chinês, Xi Jinping, reuniu-se com seu homólogo norte-americano, Joe Biden, em Lima, no sábado, à margem da cúpula da APEC.
Em seus comentários, o presidente chinês enfatizou que Pequim está disposta a trabalhar com o governo do presidente eleito Donald Trump para "manter a comunicação, expandir a cooperação e administrar as diferenças".
Por sua vez, o chefe de Estado dos EUA afirmou que os dois nem sempre se entenderam, mas suas discussões foram "francas" e "sinceras".
"Nos últimos quatro anos, as relações entre a China e os EUA passaram por altos e baixos, mas com nós dois no comando, também nos engajamos em um diálogo e cooperação frutíferos e, em geral, alcançamos a estabilidade", disse Biden.
Após a vitória eleitoral de Trump, a China parabenizou o republicano, observando que Washington e Pequim "se beneficiarão da cooperação, enquanto a luta prejudicará" ambos os lados. O Ministério das Relações Exteriores da China também declarou que os EUA deveriam aderir ao princípio de "uma só China" para evitar desestabilizar a situação no Estreito de Taiwan e piorar as relações bilaterais.