"Relação estratégica": Biden e Boluarte se reúnem no Peru
A presidente do Peru, Dina Boluarte, e seu homólogo norte-americano, Joe Biden, se reuniram nesta sexta-feira em Lima, onde 'ambos os presidentes destacaram a relação estratégica entre seus países", de acordo com o governo peruano.
No contexto da cúpula da Cooperação Econômica Ásia-Pacífico (APEC), eles enfatizaram a agenda que têm em comum, "especialmente em questões como investimento e tecnologia".
Eles também "destacaram a recente expansão da cooperação espacial com a assinatura do memorando de entendimento" entre a Comissão Nacional de Pesquisa e Desenvolvimento Aeroespacial (Conida) e a Administração Nacional de Aeronáutica e Espaço (NASA).
No dia anterior, o major-general Roberto Melgar Sheen, chefe institucional da Conida, e o administrador da NASA, Bill Nelson, assinaram o pacto que estabelece a construção de um porto espacial na base aérea de Talara, no departamento de Piura, na fronteira com o Equador.
Dessa forma, "o processo de estabelecimento de um programa de lançamento de foguetes de sondagem para fins científicos a partir da base peruana de Punta Lobos e a adesão do Peru aos Acordos de Artemis", de acordo com a Presidência peruana na sexta-feira.
Durante sua estadia em Lima, Biden e seus funcionários destacaram a aliança que têm com o Peru, precisamente um dia depois que o presidente chinês, Xi Jinping, inaugurou um mega-porto com Boluarte que promete revitalizar o comércio entre a China e a América Latina.