Notícias

Chanceler indiano: Nossas relações com a Rússia são "úteis" para o mundo

Subrahmanyam Jaishankar afirmou que os laços comerciais com a Rússia evitam "uma crise energética global".
Chanceler indiano: Nossas relações com a Rússia são "úteis" para o mundoGettyimages.ru / Kiyoshi Ota - Pool /

O ministro das Relações Exteriores da Índia, Subrahmanyam Jaishankar, afirmou recentemente que as relações amistosas de Nova Délhi com Moscou são "úteis" para manter a estabilidade global, evitando "uma crise energética global".

Durante uma entrevista à Sky News Australia, Jaishankar foi questionado sobre os laços comerciais e políticos de seu país com a Rússia e como eles causaram "angústia" na Austrália. O diplomata respondeu que, atualmente, os países do mundo todo "não têm relações exclusivas".

"O que a Índia fez e está fazendo com a Rússia é, na minha opinião, útil para a comunidade internacional como um todo", afirmou Jaishankar, defendendo a decisão de Nova Délhi de aumentar as importações de petróleo de Moscou depois que os países ocidentais impuseram sanções sem precedentes contra a Rússia por causa do conflito com a Ucrânia.

De acordo com o diplomata, sem essas respostas, "os mercados de energia teriam tomado um rumo completamente diferente", desencadeando uma crise energética global e, posteriormente, causando inflação em todo o mundo.

Além disso, o funcionário de alto escalão enfatizou que as boas relações com Moscou permitem que a Índia "seja, de certa forma, um país intermediário, que tem a capacidade de conversar tanto com a Rússia quanto com a Ucrânia e tentar encontrar alguma interseção nessas conversas".

"Acho que o mundo, incluindo a Austrália, precisa de um país que possa ajudar a levar esse conflito de volta à mesa de negociações", acrescentou Jaishankar, argumentando que os conflitos armados terminam, em sua maioria, por meio de negociações e não no campo de batalha.