China inaugura a maior fazenda solar em mar aberto do mundo (FOTOS)
Uma gigantesca fazenda marítima na China começou a gerar energia, informou a estatal China Energy Investment Corporation (CHN Energy).
O projeto fotovoltaico (PV), com capacidade de um gigawatt (GW), fica a oito quilômetros da costa leste da cidade de Dongying, na província de Shandong. A empresa anunciou que o primeiro lote de unidades PV foi conectado à rede de distribuição na quarta-feira.
A fazenda, considerada a maior do mundo e a primeira nesse formato, ocupa cerca de 1.200 hectares e conta com quase 3 mil plataformas fotovoltaicas, cada uma medindo 60 metros de comprimento por 35 metros de largura.
Quando concluído, o projeto deverá gerar energia suficiente para abastecer mais de 2,6 milhões de habitantes.
A energia solar flutuante, que utiliza módulos instalados sobre pontos no nível do mar ou em plataformas elevadas, é apontada como uma solução promissora para regiões com restrições de espaço, segundo a agência Reuters.
Anteriormente, em agosto, a China também inaugurou a maior turbina eólica marítima do mundo, localizada na província de Hainan, no sul do país.
Como o segundo país mais populoso do mundo, a China lidera o consumo mundial de energia e se comprometeu a alcançar a neutralidade de carbono até 2060, disse o vice-primeiro-ministro Ding Xuexiang na Conferência da ONU sobre Mudanças Climáticas, em Baku, Azerbaijão.
Ding ainda destacou que os países desenvolvidos devem liderar as iniciativas de redução de emissões, enquanto as nações em desenvolvimento devem contribuir na medida de suas capacidades.