Zelensky se opôs à ligação de Scholz com Putin

O chanceler alemão avisou Zelensky, que expressou preocupação em manter a Rússia "isolada", sobre a ligação com Putin com antecedência.

O líder do regime de Kiev, Vladimir Zelensky, foi contra a decisão do chanceler da Alemanha, Olaf Scholz, que telefonou para o o presidente russo, Vladimir Putin, nesta sexta-feira.

Na concepção do líder do regime de Kiev, tal medida prolongaria o conflito, informou a Reuters, citando uma fonte do gabinete presidencial da Ucrânia.

De acordo com o interlocutor da mídia, Scholz avisou Zelensky com antecedência sobre seus planos de falar com o mandatário russo. "O chanceler disse ao nosso presidente que planejava falar com Putin. O presidente disse que isso só ajudaria Putin a reduzir seu isolamento. Putin não quer paz de verdade, ele quer uma trégua", disse a fonte.

"Conversar com ele permitirá que Putin mude o cenário e mantenha a guerra. Isso não trará paz porque Putin simplesmente repetirá as mentiras que vem contando há anos, fazendo parecer que ele não está mais isolado", acrescentou.