Cientistas russos e chineses criam material resistente a frio extremo
Uma equipe formada por cientistas da Rússia e da China desenvolveu um material composto que mantém alta resistência e plasticidade em condições de frio extremo. Os resultados da pesquisa foram publicados na revista Nanomaterials.
"Os materiais compostos que estamos criando, baseados em metal cristalino e vidro metálico, são fáceis de obter e podem ser reciclados com facilidade. A tecnologia usada para produzi-los é baseada na soldagem clássica de materiais com composições diferentes", explicou Ivan Safronov, professor associado do Departamento de Física da MISIS.
Especialistas da Universidade de Ciência e Tecnologia da Rússia (MISIS) e seus colegas chineses investigaram como os materiais compostos se comportam em temperaturas abaixo de -150 °C (temperaturas criogênicas).
O objetivo foi desenvolver novos compostos capazes de manter suas propriedades mecânicas em condições extremas.
"O novo material não se estilhaça em fragmentos após um impacto", detalhou Ivan Ushakov, diretor do Departamento de Física da MISIS, destacando que esse material pode ser utilizado para fabricar componentes de máquinas e estruturas operando em temperaturas baixas ou ultra baixas, incluindo em áreas como astronáutica, indústria criogênica e regiões polares.
No futuro, os pesquisadores pretendem aprimorar a tecnologia de criação desses materiais compostos. Eles também irão melhorar a composição para aumentar a resistência mecânica nas temperaturas criogênicas além da resistência à radiação.