O presidente da China, Xi Jinping, chegou a Lima, no Peru, nesta quinta-feira, para participar da inauguração de um mega porto estratégico e da cúpula da Cooperação Econômica Ásia-Pacífico (APEC).
Xi foi recebido pelo primeiro-ministro, Gustavo Adrianzén, na capital peruana, de onde iniciará às 6h45 (horário local), juntamente com sua homóloga peruana, Dina Boluarte, a primeira fase do Terminal Portuário Multiuso de Chancay.
Esse é um dos principais projetos do gigante asiático no Peru, que planeja se tornar um ponto de entrada e saída para o comércio entre a América do Sul e a Ásia, principalmente com a China, por meio de seu porto em Xangai.
"Devemos levar a construção e a operação desse porto a uma conclusão bem-sucedida, de modo que 'De Chancay a Xangai' seja uma verdadeira estrada de prosperidade na promoção do desenvolvimento comum entre a China e o Peru, e entre a China e a ALC [América Latina e Caribe]", disse Xi.
Em um artigo publicado no jornal El Peruano, o líder chinês mencionou que essa é sua segunda visita ao Peru, que ele descreveu como um "vizinho" do outro lado do Oceano Pacífico com quem ele tem uma "cooperação mutuamente benéfica".
Enquanto isso, alguns meios de comunicação internacionais afirmam que Xi se reunirá com seu homólogo norte-americano, Joe Biden, em solo peruano, no que seria seu terceiro e último encontro bilateral.