Ministra sueca proíbe bananas para eventos com sua presença
A ministra sueca para a Igualdade de Gênero, Paulina Brandberg, proibiu a presença de bananas nos eventos que participa devido à sua "bananofobia", informou o jornal Expressen nesta quinta-feira.
Segundo o jornal, Brandberg sofre do que é descrito como a "fobia mais estranha do mundo".
Por conta disso, os funcionários da ministra precisam garantir que não haja bananas nos locais que ela visitará, devido às características "altamente alérgicas" da fruta para ela.
De acordo com a publicação, Brandberg já havia admitido sua fobia nas redes sociais. Em fevereiro deste ano, ao ser convidada para um "almoço VIP" na Agência Judicial da Suécia, seu secretário enviou um e-mail solicitando que não houvesse bananas no evento.
Em uma mensagem ao Conselho Administrativo do Condado, os funcionários de Brandberg foram ainda mais claros: "Bananas não são permitidas no local".
A ministra, que não é alérgica à fruta, se recusou a comentar sobre a validade de sua exigência, mas afirmou ao jornal que está recebendo ajuda profissional para lidar com sua fobia.
O que é "bananofobia"?
A "bananofobia" é um transtorno caracterizado por um medo intenso e irracional de bananas.
Esse medo pode se manifestar de várias maneiras, incluindo ansiedade extrema ao ver, tocar ou até pensar na fruta. A fobia pode causar sintomas físicos e emocionais, como palpitações, tremores e até ataques de pânico, e pode afetar a vida social e a qualidade de vida, levando ao isolamento e à limitação de atividades.