China segue como prioridade dos EUA, diz conselheiro de segurança de Biden
A competição com a China deve ser a principal prioridade da próxima administração dos EUA, afirmou Jake Sullivan, conselheiro de segurança nacional do presidente Joe Biden, durante uma conferência de imprensa na quarta-feira.
A declaração foi feita logo após o presidente eleito, Donald Trump, ter se reunido com Biden para discutir a transição de poder.
Sullivan destacou que, estrategicamente, a relação com a China será crucial para o futuro do mundo nos próximos 10, 20 e 30 anos. Ele afirmou que a competição com a República Popular da China deve ser uma "prioridade fundamental" para o novo governo dos EUA.
O conselheiro também ressaltou que as escolhas feitas por Trump para cargos administrativos indicam um foco no desafio representado pela China.
Ele se disse ansioso para discutir o tema com a nova equipe e transmitir a situação atual, ressaltando que durante a mudança de governo, concorrentes e adversários podem buscar oportunidades em momentos de transição.
Sobre o encontro de Biden com o presidente chinês, Xi Jinping, previsto para o próximo final de semana na cúpula da APEC, ele afirmou que o presidente norte-americano tratará da necessidade de "manter a estabilidade, clareza e previsibilidade" na relação entre os EUA e a China durante esse período de transição.