Notícias

Netanyahu ordena plano para evacuar civis de Rafah

Segundo dados das Nações Unidas, a cidade abriga cerca de 1,4 milhão de pessoas
Netanyahu ordena plano para evacuar civis de RafahGettyimages.ru / Mohammed Talatene/picture alliance

O primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu, ordenou nesta sexta-feira que o Exercito preparasse um plano duplo para evacuar os civis de Rafah, no sul da Faixa de Gaza, e eliminar quatro batalhões restantes do grupo palestino Hamas na cidade.

"É impossível atingir o objetivo de guerra de eliminar o Hamas e deixar quatro batalhões do Hamas em Rafah. Por outro lado, está claro que uma operação em grande escala em Rafah exige a evacuação de civis das zonas de combate. Portanto, o primeiro-ministro instruiu as Forças de Defesa de Israel e os serviços de segurança a apresentar ao Governo um plano com duas vertentes: a evacuação da população e a eliminação dos batalhões [do Hamas]", disse o Gabinete do primeiro-ministro em sua conta no X.

O anúncio chega apesar das fortes críticas internacionais sobre o número de mortes de civis. Segundo Netanyahu, o Hamas é responsável por colocá-los em perigo ao operar e se esconder em áreas povoadas.

Antes da guerra, Rafah tinha uma população de cerca de 280.000 habitantes e, de acordo dados das Nações Unidas, agora abriga cerca de 1,4 milhão de pessoas que vivem com parentes, em abrigos ou em acampamentos de barracas, depois de fugirem dos combates em outras partes de Gaza.