Como parte de sua visita oficial a Havana, o ministro russo para Situações de Emergência, Alexander Kurenkov, reuniu-se na quarta-feira com o presidente de Cuba, Miguel Díaz-Canel.
Durante as conversas, as partes expressaram a importância de fortalecer as relações entre os dois países, bem como o treinamento de pessoal no Centro Regional Russo-Cubano para o Treinamento de Especialistas em Incêndios e Resgate.
Kurenkov verificou o progresso desse treinamento por meio de cursos organizados com a participação de socorristas russos. "O centro está contribuindo significativamente para melhorar a preparação para desastres e catástrofes de Cuba e de toda a região da América Latina. Os colegas (cubanos) estão sendo treinados na operação de veículos aéreos não tripulados, bem como de veículos e equipamentos russos de combate a incêndios e resgate", disse ele.
O Ministério de Emergências da Rússia disse que a cooperação entre as agências de emergência dos dois países "ocorre tradicionalmente em um espírito de amizade". Díaz-Canel condecorou Kurenkov com a medalha da amizade.
- Recentemente, o país caribenho sobreviveu dois furacões devastadores, Oscar e Rafael, e um terremoto. A nação ainda está recuperando depois das consequências dos desastres naturais.
- Anteriormente, durante uma recente reunião com o presidente cubano Miguel Díaz-Canel, o vice-primeiro-ministro russo, Dmitry Chernyshenko, anunciou que Moscovo enviará 80 mil toneladas de óleo diesel para a ilha como ajuda contra à emergência energética.