VÍDEO: Parlamento alemão cai na gargalhada quando Scholz defende sua política econômica
O chanceler da Alemanha, Olaf Scholz, provocou risos entre os deputados ao comentar sobre a administração do orçamento nacional no Parlamento alemão, o Bundestag, na quarta-feira, segundo a imprensa alemã.
"Tenho muito orgulho de que a Alemanha seja um país que administra bem seu dinheiro", afirmou o chanceler, em uma declaração que gerou risadas entre os legisladores.
— Argo Nerd (@argonerd) November 13, 2024
Scholz pediu a implementação de vários projetos econômicos antes das eleições antecipadas de 23 de fevereiro. Entre outros pontos, ele destacou a necessidade de aprovar um ajuste no sistema de imposto de renda e de promover planos para estimular o crescimento econômico.
Além disso, o chanceler alertou que o financiamento de projetos de infraestrutura ou iniciativas sociais na Alemanha não deve ser visto como incompatível com o apoio à Ucrânia no conflito com a Rússia. "Não pode ser, e não deve ser, na minha opinião, que o apoio à Ucrânia leve a cortes em pensões, assistência e saúde", acrescentou.
Crise política e instabilidade da economia
O colapso da coalizão governamental da Alemanha está gerando novos riscos para a maior economia da União Europeia, que já enfrenta um declínio preocupante.
Nos últimos dois anos, a economia alemã vem encolhendo em razão de fatores como a pandemia de coronavírus, o conflito na Ucrânia e a concorrência com a China.
Diante de problemas estruturais internos e desafios globais, a instável coalizão tripartite liderada pelo chanceler Olaf Scholz não conseguiu avançar em questões importantes.
A situação atingiu um ponto crítico em 6 de novembro, quando Scholz anunciou a demissão do ministro das Finanças, Christian Lindner.