Notícias

Robô aprende a operar com vídeos e faz procedimentos cirúrgicos

O modelo combina a mesma estrutura de aprendizado de máquina que dá suporte ao ChatGPT.
Robô aprende a operar com vídeos e faz procedimentos cirúrgicosJohns Hopkins University

Um robô cirurgião desenvolvido por pesquisadores da Universidade Johns Hopkins, nos EUA, aprendeu habilidades cirúrgicas assistindo a vídeos de cirurgias e alcançou um nível de precisão equivalente ao dos seres humanos.

Integrado ao Sistema Cirúrgico da Vinci, o robô foi treinado para realizar operações observando centenas de gravações feitas por câmeras instaladas nos braços dos robôs durante procedimentos cirúrgicos.

"É realmente mágico ter esse modelo, e tudo o que fazemos é alimentá-lo com informações da câmera. Ele pode prever os movimentos robóticos necessários para a cirurgia", disse Axel Krieger, autor do estudo, em comunicado.

Com a aprendizagem por meio de vídeos, não é necessário programar cada movimento dos robôs individualmente.

Normalmente, os vídeos são gravados para análise após a cirurgia e depois armazenados. "Acreditamos que isso representa um avanço significativo em direção a uma nova fronteira na robótica médica", explicou Krieger.

O modelo utilizou a mesma estrutura de aprendizado de máquina que dá suporte ao ChatGPT.

Entretanto, ao contrário do sistema da OpenAI, que trabalha com palavras e textos, a abordagem da universidade usa a cinemática, uma linguagem que analisa os ângulos dos movimentos robóticos por meio de conceitos matemáticos.