Notícias

Turquia é convidada a se tornar um país parceiro do BRICS

"Este é o período de transição", declarou o ministro do Comércio turco.
Turquia é convidada a se tornar um país parceiro do BRICSGettyimages.ru / Anadolu

A Turquia recebeu um convite formal para se tornar um país parceiro do BRICS, anunciou o Ministro do Comércio turco, Omer Bolat, em uma entrevista à mídia local, nesta quarta-feira.

"Este é o período de transição", disse o funcionário de alto escalão, observando que "a associação ao BRICS trará ganhos significativos para a Turquia em termos de cooperação com todas as plataformas importantes do mundo".

"O BRICS é uma organização de cooperação que inclui países importantes", disse Bolar, acrescentando que a associação responde por 25% da renda nacional do mundo.

Em setembro, o conselheiro presidencial russo Yuri Ushakov anunciou que a Turquia se candidatou a membro pleno do grupo e os países membros examinarão o pedido.

Por sua vez, Sergey Lavrov, ministro das Relações Exteriores da Rússia, afirmou que seu país saudou o interesse da Turquia em expandir seus laços com o BRICS. Ele manifestou ainda a sua confiança de que Ancara poderá trazer "uma contribuição significativa ao desenvolvimento contínuo do BRICS".