Pelo menos 35 pessoas morreram após carro atropelar multidão na China

Um homem conduzindo um SUV atropelou uma multidão na cidade de Zhuhai; até o momento, as autoridades não confirmaram se foi um acidente ou um ato deliberado.

Pelo menos 35 pessoas morreram e 43 ficaram feridas quando um veículo atropelou uma multidão perto de um centro esportivo na China, informou a imprensa chinesa na terça-feira.

Um homem conduzindo um SUV avançou sobre a multidão na cidade de Zhuhai por volta das 19h48 (horário local) na segunda-feira, horário de pico, quando muitos moradores estavam passeando ou praticando esporte.

O motorista tentou fugir do local, mas foi impedido e detido por policiais locais. Até o momento, as autoridades não detalharam se foi um acidente ou um ato de agressão.

A polícia de Zhuhai, segundo informações da imprensa, disse que o homem de 62 anos chamava-se Fan. Os feridos foram logo enviados para hospitais, segundo o comunicado da polícia.

O agressor também foi levado a um hospital, mas foi incapaz de responder às perguntas da polícia.

Contudo, os primeiros relatos das autoridades indicam que o ataque pode ter sido motivado por "descontentamento com a divisão dos bens após o divórcio", segundo a mídia.

Reação das autoridades

O presidente chinês Xi Jinping pediu esforços totais para tratar os feridos no acidente e apelou para que todas as autoridades fortalecessem o controle de riscos caso o parecido acontecesse, reportou na terça-feira a agência Xinhua.

Por sua vez, o primeiro-ministro do país Li Qiang pediu uma rápida apuração do incidente e uma rígida penalização do agressor.

Seguindo as instruções de Xi, as autoridades centrais da China enviaram uma equipe para supervisionar o tratamento do caso.