Notícias

Estados Unidos admitem que Kiev abateu avião que transportava prisioneiros de guerra ucranianos com míssil Patriot - The New York Times

Os funcinários norte-americanos, falando sob condição de anonimato, confirmaram os relatórios, dizendo que foi usado um míssil Patriot dos EUA para abater o avião russo Il-76 que transportava prisioneiros de guerra ucranianos.
Estados Unidos admitem que Kiev abateu avião que transportava prisioneiros de guerra ucranianos com míssil Patriot - The New York TimesComitê Investigativo da Rússia

Funcionários norte-americanos confirmaram, sob condição de anonimato, que o avião russo Il-76 que transportava prisioneiros de guerra ucranianos para troca foi abatido pela Ucrânia usando um sistema de mísseis Patriot dos EUA, informou o The New York Times.

"Publicamente, os funcionários norte-americanos não vão fazer comentários sobre o que abateu o avião, mas aqueles que falaram em particular, sob condição de anonimato, disseram que os relatórios de que um míssil Patriot havia sido usado eram precisos", observa o jornal.

As fontes do NYT também especificaram que o sistema Patriot usado para abater o Il-76 foi fornecido a Kiev por um país europeu.

Abate do Il-76

O Il-76 abatido em 24 de janeiro transportava 65 prisioneiros de guerra das Forças Armadas da Ucrânia e três militares russos que os acompanhavam quando caiu na província russa de Belgorod. Além disso, seis membros da tripulação estavam a bordo da aeronave. Todos os ocupantes morreram.

O Comitê Investigativo da Rússia anunciou na última quinta-feira que havia identificado os restos mortais de todos os mortos e revelou que o míssil que abateu a aeronave era um MIM-104A do sistema norte-americano Patriot. A agência determinou que os militares ucranianos lançaram dois mísseis contra o avião a partir da cidade de Liptsy, localizada na província ucraniana de Kharkov.

O ataque foi qualificado como um "ato terrorista" porque a troca de prisioneiros foi acordada entre a Rússia e a Ucrânia, incluindo a especificação da rota para sua entrega.