Maduro diz que Lula "acertou uma" ao se abster de comentar sobre a Venezuela

Em uma entrevista, o líder brasileiro evitou falar sobre a política interna da Venezuela, após semanas de atrito com Caracas.

O presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, considera que seu homólogo brasileiro, Luiz Inácio Lula da Silva, "acertou uma" ao optar por não fazer declarações sobre questões internas de Caracas.

"Acho que isso é muito bom. Concordo com Lula. Cada país tem que encontrar uma maneira de resolver seus conflitos, seus assuntos, seus problemas. O Brasil com suas instituições e sua dinâmica nacional, soberana, e a Venezuela com suas instituições e nossa dinâmica soberana", disse em seu programa semanal de televisão.

E continuou: "Me parece que essa foi uma reflexão sábia de Lula. Eu poderia dizer: ponto a favor de Lula", continuou o líder venezuelano. 

"Eu vou cuidar do Brasil"

No domingo, o presidente brasileiro enfatizou seu desejo de manter relações harmoniosas com todos os países da região e, por isso, evitou emitir opiniões sobre a política interna da Venezuela, após semanas de atrito com Caracas.

Durante a entrevista no programa PodK Liberados, Lula insistiu em ser cauteloso e não fazer julgamentos sobre o país vizinho, apesar de ter sido questionado sobre o assunto por um jornalista. "É preciso ter muito cuidado ao lidar com outros países, acho que Maduro é um problema da Venezuela, não do Brasil", respondeu.

"Eu quero que a Venezuela viva bem, que eles cuidem do povo com dignidade e eu vou cuidar do Brasil"

As tensões foram exacerbadas nas últimas semanas após o Brasil ter vetado a entrada da Venezuela no BRICS, alegando ter dúvidas sobre o processo eleitoral de julho passado, que terminou com a reeleição de Maduro. Para Caracas, a posição implica interferência em seus assuntos internos.