Notícias

Fotos: Deserto da Arábia Saudita registra primeira nevasca de sua história

Os meteorologistas sauditas dizem que a causa da neve na região geralmente quente e árida foi a baixa pressão no Mar da Arábia.
Fotos: Deserto da Arábia Saudita registra primeira nevasca de sua históriaAP / AP Photo

O deserto de Al-Nafud, na província saudita de Al-Jawf, no nordeste do país, registrou a primeira nevasca de sua história.

De acordo com a Newsweek, a região é conhecida por seu clima quente e úmido, e as temperaturas podem chegar a 55 graus Celsius durante os meses de verão, tornando a queda de neve uma anomalia rara.

A temperatura média em novembro é aproximadamente de 17 graus Celcius. Em média, apenas 0,48 polegada de chuva cai durante o mês, o que equivale a aproximadamente 120 milímetros.

O Centro Meteorológico Nacional da Arábia Saudita diz, conforme citado pela Wired, que a anomalia foi causada por um sistema de baixa pressão sobre o Mar da Arábia. O ar úmido se fundiu com o ar quente do deserto, causando tempestades elétricas, chuva, granizo e até neve, segundo a agência.

Os serviços de meteorologia do reino estão alertando sobre novas tempestades, chuvas e ventos fortes. Especialistas em clima citados pela Newsweek acreditam que esses fenômenos atípicos podem tornar-se mais comuns devido às transformações nas condições atmosféricas associadas à mudança climática global.