O diretor e ator alemão Til Schweiger, criticado por elogiar a simpatia dos bielorrussos e a limpeza do país durante uma visita a Minsk, afirmou nas redes sociais que a viagem foi apolítica.
“Infelizmente, algumas declarações na coletiva de imprensa foram tiradas do contexto e usadas para apoiar mensagens que não refletem minhas crenças ou intenções. Quero deixar claro que não apoiei nenhuma posição política ou ideológica”, escreveu Schweiger.
O cineasta esteve em Belarus para participar das filmagens de um projeto publicitário de uma grande empresa de tecnologia, que trabalha com a integração de IA em veículos. As gravações ocorreram entre 31 de outubro e 6 de novembro.
Durante a viagem, Schweiger participou de uma coletiva de imprensa, onde elogiou a cordialidade dos bielorrussos e a limpeza das ruas. Na Alemanha, sua visita foi alvo de críticas de alguns veículos, que ressaltaram o fato de Belarus ser aliado da Rússia.
O ator e cineasta afirmou que sua presença na coletiva era apenas para promover o projeto e que as demais interpretações foram equivocadas.
Ele também mencionou que ficou com curiosidade em visitar Belarus, ao ouvir apenas comentários positivos. “Gosto da comida daqui, das pessoas simpáticas e sempre sorridentes. Destaco especialmente a hospitalidade de Belarus”, disse.
Perguntado se voltaria ao país, respondeu: “Com certeza! Eu realmente gostei”.