Relações entre Venezuela e Rússia atingiram "um nível de alta maturidade", diz Maduro
O presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, afirmou que o relacionamento econômicos e políticos com a Rússia alcançaram "um nível de alta maturidade" após a assinatura de novos acordos entre os dois países. A declaração foi feita na segunda-feira, em seu programa Con Maduro+.
"Atingimos um nível de alta maturidade no conhecimento mútuo entre países e líderes, na confiança política e humana [...] e no entendimento do potencial de ambas as nações", declarou o presidente venezuelano.
Na semana passada, durante a 18ª reunião da Comissão Intergovernamental de Alto Nível (CIAN), realizada em Caracas, foram assinados 17 acordos bilaterais. Maduro destacou que o encontro foi um dos mais completos em termos operacionais.
O presidente também ressaltou que a Comissão Mista Rússia-Venezuela, coordenada pela vice-presidente venezuelana Delcy Rodríguez e pelo vice-primeiro-ministro russo Dmitry Chernyshenko, é essencial para definir áreas estratégicas de cooperação. Ele acrescentou que uma nova Comissão Mista Rússia-Venezuela está sendo estruturada.
Chernyshenko comentou sobre o aumento expressivo nas exportações não petrolíferas entre Rússia e Venezuela, ressaltado por Rodríguez na última quarta-feira. Segundo ela, o comércio entre as duas nações cresceu 453% nos últimos dois anos.
"Essa parceria estratégica está em ascensão, e é encorajador que o comércio tenha aumentado 453% em 2024. Estamos seguindo na direção certa", afirmou o vice-primeiro ministro.