Primeiro-ministro do Japão é pego cochilando na sessão de reeleição (VÍDEO)
O novo primeiro-ministro do Japão, Shigeru Ishiba, foi flagrado dormindo durante uma sessão plenária da Câmara dos Deputados na segunda-feira para ratificar sua reeleição ao cargo, informou a agência de notícias Kyodo.
O momento em que Ishiba, 67 anos, começou a cochilar enquanto os votos estavam sendo contados se tornou viral nas redes sociais. De acordo com a Kyodo, os usuários não acreditaram que o primeiro-ministro havia adormecido.
O secretário de gabinete de Ishiba, Yoshimasa Hayashi, que estava sentado ao seu lado, foi visto olhando para ele com preocupação. Um legislador do Partido Democrático Constitucional criticou a situação, dizendo que se Ishiba estava "realmente dormindo, isso mostra sua falta de tensão".
This video of Prime Minister Ishiba apparently falling asleep during today's Diet session has gone viral, receiving over 8 million views. It looks like former PM Aso, who backed a rival candidate in the LDP leadership election, is glaring at Ishiba.pic.twitter.com/9cUqPH3mdn
— Jeffrey J. Hall 🇯🇵🇺🇸 (@mrjeffu) November 11, 2024
Ishiba substituiu Fumio Kishida como primeiro-ministro, que renunciou em setembro passado em meio a uma série de escândalos que levaram a uma perda de confiança entre os membros do Partido Liberal Democrático (LDP).
Dias após assumir o cargo, em 1º de outubro, Ishiba convocou eleições antecipadas para a Câmara Baixa do Parlamento do Japão, em uma tentativa de confirmar seu mandato.
Entretanto, o LDP e seu parceiro de coalizão, o Partido Komeito, perderam a maioria dos votos na Câmara dos Deputados na eleição, que foi realizada em 27 de outubro. No segundo turno, Ishiba venceu com 221 votos à frente do líder do Partido Democrático Constitucional e ex-primeiro-ministro Yoshihiko Noda. Essa foi a primeira vez que um segundo turno parlamentar ocorreu em 30 anos.