A Venezuela denuncia um ataque à sua indústria petrolífera, após um incêndio em um gasoduto registrado na manhã de segunda-feira, que causou uma forte explosão no Complexo de Gás Muscar, localizado no norte do estado de Monagas, na região nordeste do país, com o relato de cinco pessoas feridas.
Em um comunicado publicado pela estatal Petróleos de Venezuela, S.A. (PDVSA), informa-se que o fato ocorreu no gasoduto Muscar Soto de 26" do Complexo Operacional Muscar, pertencente a essa instituição. De acordo com a carta, a equipe técnica que "executa ações para o controle total da eventualidade" considera que "as estranhas circunstâncias do incidente" "o delineiam como um ataque".
Por outro lado, os cinco trabalhadores da PDVSA que ficaram feridos no incidente estão sendo tratados em centros de saúde.
Uma equipe multidisciplinar também está no local, composta por várias organizações do setor petrolífero, Proteção Civil, Guarda Nacional Bolivariana (GNB), Corpo de Bombeiros de Monagas e a empresa petrolífera estatal.
De acordo com a mídia local La Verdad de Monagas, a explosão na usina de Muscar foi ouvida na segunda-feira, depois das 10:00 horas, após o início do incêndio.
Esse complexo de gás está localizado perto da cidade de Punta de Mata, capital do município de Ezequiel Zamora, entre os campos de petróleo das cidades de Musipán e Carito.