Notícias

Fazenda por trás do "melhor café do Brasil" foi autuada por trabalho escravo e infantil - Repórter Brasil

Um relatório revela que as condições trabalhistas em uma fazenda da empresa Bioma Café, vencedora do Cup of Excellence, "violavam a dignidade da pessoa humana".
Fazenda por trás do "melhor café do Brasil" foi autuada por trabalho escravo e infantil - Repórter BrasilGettyimages.ru / MilenaKatzer

No último sábado, a empresa Bioma Café conquistou a nota máxima na etapa brasileira do Cup of Excellence - considerado o "Oscar" do setor cafeeiro.

Em julho de 2022, a companhia foi autuada depois de uma inspeção do Ministério do Trabalho e Emprego ter identificado três adolescentes colhendo café na fazenda Olhos D'Água, de propriedade de Marcelo Assis Nogueira - um dos gerentes da companhia. As informações foram publicadas pelo Repórter Brasil nesta segunda-feira.

Nogueira adquiriu a fazenda em 2016. De acordo com os documentos cartoriais consultados pelo veículo, a propriedade rural passou então a se chamar Fazenda M&F Coffee.

Além da multa por trabalho infantil, Nogueira foi autuado por outras 11 violações da legislação trabalhista. O relatório de inspeção produzido, ao qual a mídia teve acesso, afirma que as frentes de trabalho na Fazenda Olhos D'Água "violavam a dignidade da pessoa humana".

Durante a mesma inspeção, a empresa foi multada por manter 20 trabalhadores em condições análogas à escravidão, incluindo três vítimas menores de 18 anos.

Depoimentos ouvidos pela organização que recebeu as denúncias de violações da legislação trabalhista revelam que os trabalhadores receberam promessas de boas condições de trabalho, alimentação e alojamento no local. Entretanto, quando chegaram ao local de trabalho, tiveram que encontrar acomodação na cidade por conta própria.

A Bioma Café negou as acusações, afirmando que a maior parte dos avisos de infração estava relacionada a questões de saúde e segurança ocupacional. Segundo os advogados, após a inspeção, "o empregador redobrou a atenção para o estrito cumprimento das normas trabalhistas, tanto nas atividades individuais quanto em eventuais parcerias comerciais".