Planalto acompanha proposta de alterar a jornada 6x1 sem fazer declarações
O debate sobre a possibilidade de mudar a escala de trabalho 6x1 tem se tornado um assunto viral nas redes sociais. No entanto, ainda não se sabe se o Planalto abordará oficialmente o tema ou se deixará os debates circularem apenas entre os membros do poder legislativo.
A iniciativa da deputada Érica Hilton, que busca abolir a jornada semanal de seis dias de trabalho e um dia de descanso, está sendo acompanhada pelo governo, embora não tenha havido declarações públicas a respeito, conforme divulgado pela imprensa local.
Apesar dos intensos debates sobre o tema, o presidente do Brasil ainda não se pronunciou publicamente a respeito.
"Incompatível com a dignidade"
A deputada do Partido Socialismo e Liberdade (PSOL), Érika Hilton, tem promovido a proposta de alterar a escala de trabalho para oferecer mais dias de folga nas suas redes sociais, defendendo que a jornada atual é "desumana".
"A escala 6x1 é uma prisão, e é incompatível com a dignidade do trabalhador", escreveu ela na sua conta do X, observando que tal horário priva trabalhadores de direito de passar tempo com familiares, cuidar de si mesmos e melhorar suas vidas.
Atualmente, a iniciativa, que faz parte de uma Proposta de Emenda Constitucional (PEC), está circulando na Câmara dos Deputados. Hilton articula para angariar as assinaturas necessárias para apresentá-la oficialmente.