Após as enchentes mortais que devastaram parte da província espanhola de Valência há duas semanas, deixando 222 mortos, a Agência Meteorológica Espanhola (Aemet) prevê a chegada de mais uma tempestade do tipo DANA (Depressão Isolada de Altos Níveis) ao leste do país na quarta-feira.
Embora o início da semana tenha sido marcado por tempo estável e ensolarado, uma tempestade que pode trazer fortes para a região do Mediterrâneo se intensificará na quarta-feira.
O fenômeno atmosférico provocará uma queda nas temperaturas e poderá gerar chuvas torrenciais. Espera-se que a nova DANA afete principalmente as Ilhas Baleares, mas as chuvas devem se estender por grande parte da Península Ibérica. A previsão também indica a possibilidade de neve nas montanhas.
De acordo com a Aemet, as chuvas devem atingir o centro e o norte da costa da Comunidade Valenciana, região que inclui alguns dos municípios mais afetados pela tragédia ocorrida em 29 de outubro.
- A última DANA que atingiu a região no final de outubro causou 222 mortes, segundo a agência EFE.
- As consequências da DANA provocaram protestos nas ruas de Valência, onde os moradores exigiram a renúncia do líder da comunidade devido à sua gestão do desastre natural.