No contexto da vitória eleitoral de Donald Trump, que tem adotado uma postura rígida contra a imigração ilegal, os imigrantes brasileiros ilegais nos EUA "vão sofrer pressão real", enquanto os que têm altas qualificações serão bem-vindos, afirmou o especialista Rodrigo Costa, em entrevista à UOL.
De acordo com estimativas do Pew Research Center, publicadas em julho de 2024, 230 mil brasileiros estavam vivendo sem autorização nos EUA em 2022. E esse número tem aumentado.
Atualmente, esses milhares de brasileiros enfrentam o risco iminente de deportação, enquanto os que estão legalmente no país precisam comprovar que possuem documentos que autorizam sua permanência, conforme explicou Costa.
O especialista também ressaltou que, embora Trump possa adotar políticas mais rígidas contra imigrantes, aqueles que possuam as qualificações exigidas serão incentivados a permanecer nos EUA.
"Hoje, há um número de vagas de trabalho disponíveis aqui nos Estados Unidos que não conseguem ser preenchidas por americanos. E a única maneira de preencher essas vagas é por meio do imigrante qualificado", afirmou Costa à mídia.
- Durante a campanha eleitoral, Trump classificou a imigração, especialmente pela fronteira com o México, como o principal problema a ser resolvido. Ele prometeu intensificar a deportação de imigrantes ilegais e concluir o projeto do muro na fronteira mexicana, iniciado em seu primeiro mandato.