Belarus tornou-se oficialmente um país parceiro do BRICS, informou nesta segunda-feira o ministério das Relações Exteriores do país, citado pela imprensa local.
A instituição esclarece que o status de país parceiro concede a Minsk, entre outros benefícios, a "participação permanente em sessões especiais das cúpulas e reuniões dos ministros das Relações Exteriores do BRICS". Além disso, possibilita a convocação de autoridades de países parceiros para encontros relacionados ao comércio internacional e outros assuntos.
Anteriormente, Alexander Lukashenko, presidente de Belarus, havia destacado os avanços materializados pela organização de países. De acordo com ele, o BRICS tornou-se "Não apenas um símbolo, mas um dos grandes pilares da multipolaridade":
"Não apenas os Estados membros, mas também um número crescente de países da maioria global associam suas esperanças de uma ordem mundial justa a essa associação. O espírito de respeito mútuo e igualdade, a atratividade de seus objetivos com uma lógica inexorável levam à expansão do BRICS".