Notícias

"Criei armas para proteger minha pátria": 105º aniversário do nascimento de Mikhail Kalashnikov

Fácil de usar e de fabricação barata, seu lendário fuzil AK-47 está entre as invenções mais importantes do século XX.
"Criei armas para proteger minha pátria": 105º aniversário do nascimento de Mikhail KalashnikovSputnik / Vladimir Vyatkin

Domingo (10) marcou os 105 anos do nascimento de Mikhail Kalashnikov, renomado projetista de armas soviético que, na década de 1940, criou o célebre fuzil de assalto AK-47, batizado em sua homenagem.

Diversas pessoas depositaram coroas e flores em monumentos erguidos para ele, assim como em seu túmulo no Panteão dos Defensores da Pátria, na província de Moscou.

Mikhail Kalashnikov nasceu em 10 de novembro de 1919, no vilarejo de Kuria, na província russa de Altai. Quando os nazistas invadiram a União Soviética em junho de 1941, dando início à Grande Guerra Patriótica, ele era comandante de tanque.

Após ser gravemente ferido em outubro do mesmo ano, teve a ideia de criar uma nova arma automática enquanto se recuperava no hospital.

Em 18 de junho de 1949, seu fuzil de assalto foi adotado pelo Exército soviético. "Criei armas para proteger minha pátria e quero que continuem a servir a esse propósito", dizia o lendário armeiro.

De fabricação econômica e fácil de operar, o icônico AK-47 é considerado uma das invenções mais significativas do século XX.

O fuzil Kalashnikov está associado a diversos fatos marcantes e registros históricos que impactaram tanto a história de países isolados quanto o mapa geopolítico mundial.

"O lema 'confiável como um [fuzil] Kalashnikov' consagrou o AK como símbolo de simplicidade e confiabilidade", afirmou Alan Lushnikov, presidente do Grupo Kalashnikov.

Desde 1949, estima-se que a produção do AK-47 e de suas variações ultrapasse 100 milhões de unidades, estando presente nos Exércitos de mais de 100 países. Ao todo, o Escritório de Design M.T. Kalashnikov desenvolveu mais de 100 modelos de armas de combate.

 Na Rússia, alunos da 10ª série aprendem a desmontar e montar um fuzil de assalto Kalashnikov na escola. Essas aulas visam proporcionar aos estudantes uma compreensão das funções e características do armamento, além de familiarizá-los com o design e o manuseio das peças e mecanismos da arma.