Notícias

Milei terá encontro privado com Trump

O presidente argentino será o primeiro líder latino-americano a se reunir com Trump após sua vitória nas eleições.
Milei terá encontro privado com TrumpAP / Jose Luis Magana

O presidente da Argentina, Javier Milei, viajará para os Estados Unidos na próxima quinta-feira para uma reunião privada com o presidente eleito dos EUA, Donald Trump, informou o jornal argentino La Nación.

A irmã e secretária-geral do presidente, Karina Milei, e o ministro das Relações Exteriores, Gerardo Werthein, o acompanharão na viagem, que será breve, com duração até a noite de sexta-feira.

Nos dias seguintes, a agenda de Milei inclui ainda a visita do presidente francês, Emmanuel Macron, à Argentina no próximo fim de semana e sua participação na Cúpula do G20 no Brasil, que começa no dia 18 de novembro.

Embora ainda não tenha sido confirmado oficialmente, fontes do governo indicaram que Milei participará da reunião anual de investidores da Conferência de Ação Política Conservadora (CPAC), um dos principais fóruns de movimentos de direita no mundo, que ocorrerá de quinta a sábado no clube Mar-a-Lago, em Palm Beach, Flórida, propriedade de Trump.

Na sexta-feira, a ministra da Segurança da Argentina, Patricia Bullrich, expressou "orgulho" pelo encontro entre os dois presidentes, já que Milei será o primeiro líder latino-americano a ser recebido por Trump após sua vitória eleitoral.

Milei foi um dos chefes de Estado que comemorou com mais entusiasmo a vitória de Trump, garantindo ao republicano que poderia "contar com a Argentina para tornar os EUA grandes novamente".