Maduro compara Putin a Cristiano Ronaldo
O presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, descreveu Vladimir Putin como uma "estrela da política internacional" e comparou o líder russo ao craque Cristiano Ronaldo, considerando-o "um artilheiro nato", durante uma reunião de alto nível com uma delegação russa em Caracas, na quinta-feira.
Maduro fez os comentários ao se referir à Cúpula do BRICS, realizada no mês passado na cidade russa de Kazan, da qual participou, classificando o evento como "um grande sucesso".
"Havia 30 chefes de Estado presentes, e ele [Putin] recebeu todas as delegações, participou de reuniões bilaterais e da sessão plenária. Sem dúvida, o presidente Vladimir Putin é uma estrela da política internacional. Ele é um artilheiro nato, um artilheiro nato como Cristiano Ronaldo, tem os instintos de um artilheiro", afirmou o presidente venezuelano durante seu encontro com o vice-primeiro-ministro russo, Dmitry Chernyshenko.
Maduro também abordou o conflito na Ucrânia, mencionando que a Rússia enfrentou por anos "a diplomacia do engano" e foi "forçada a se defender".
"Putin [...] soube agir de forma oportuna contra a ameaça do nazismo que surgiu após o golpe de Estado na Ucrânia", afirmou, aparentemente se referindo ao golpe da Maidan em 2014, em Kiev, que depôs o presidente democraticamente eleito, Viktor Yanukovich, com o apoio do Ocidente.