A Coreia do Sul efetuou um disparo de um míssil balístico de curto alcance no Mar Amarelo na quinta-feira, no contexto de exercícios de fogo real para demonstrar sua "forte determinação de responder a qualquer provocação da República Popular Democrática da Coreia [Coreia do Norte]", informou a agência Yonhap nesta sexta-feira, citando o Estado-Maior Conjunto da Coreia do Sul.
Em uma resposta a um lançamento da Coreia do Norte, uma unidade de mísseis sul-coreana disparou um míssil Hyunmoo-II do condado costeiro ocidental de Taean, visando um alvo localizado no mar que simulava a origem do disparo do míssil norte-coreano.
Na terça-feira, a Coreia do Norte disparou vários mísseis balísticos de curto alcance no Mar do Japão, dias depois de lançar seu novo míssil balístico intercontinental Hwasong-19 na mesma área.
Na ocasião, o líder norte-coreano, Kim Jong-un, chamou o teste de "uma ação militar apropriada" em resposta aos movimentos de seus inimigos para "fortalecer a aliança nuclear" e suas "várias atividades militares" na região.