Notícias

"Quem explodiu o Nord Stream? Vocês, é claro": Putin durante entrevista com Tucker Carlson

O líder russo ressaltou que é necessário procurar "quem está interessado e quem pode [fazer isso]".
"Quem explodiu o Nord Stream? Vocês, é claro": Putin durante entrevista com Tucker Carlsonhttps://tuckercarlson.com/

O presidente russo, Vladimir Putin, apontou o envolvimento de Washington na explosão do gasoduto Nord Stream durante sua entrevista com o jornalista norte-americano Tucker Carlson.

"Quem explodiu o Nord Stream?", perguntou o jornalista a Putin. "Vocês, é claro", respondeu Putin sem hesitar. "Eu estava ocupado naquele dia. Não fui eu que explodi o Nord Stream", brincou Carlson. "O senhor pode ter um álibi, mas a CIA não tem esse álibi", respondeu o presidente russo.

"Não vou entrar em detalhes, mas nesses casos sempre se diz: procure quem está interessado. Mas, nesse caso, devemos procurar não apenas alguém que esteja interessado, mas também alguém que possa fazer isso. Porque pode haver muitas pessoas interessadas, mas nem todo mundo pode chegar ao fundo do Mar Báltico e fazer essa explosão. Esses dois componentes devem estar conectados: quem está interessado e quem pode [fazer isso]", disse o presidente russo.

Ao responder o porquê da Rússia não querer apresentar as provas reunidas por seus serviços secretos sobre a sabotagem dos gasodutos e "vencer nessa guerra de propaganda", Putin disse que é "muito difícil" vencer os EUA nessa batalha porque Washington "controla todos os meios de comunicação do mundo e muitos meios de comunicação europeus".

"Os beneficiários finais das maiores mídias europeias são as fundações americanas", disse ele, enfatizando que Moscou pode simplesmente expor suas "fontes de informação, mas não obter resultados". "Todos já sabem claramente o que aconteceu, e até mesmo os analistas americanos estão falando diretamente sobre isso", disse ele.

O silêncio da Alemanha

Carlson também perguntou a Putin sobre o silêncio da Alemanha em relação ao envolvimento da OTAN na explosão do gasoduto, apesar de ter sofrido um golpe em sua economia como resultado da sabotagem. De acordo com o presidente, as atuais autoridades alemãs "não são guiadas por interesses nacionais, mas pelos interesses do Ocidente coletivo; caso contrário, é difícil explicar a lógica de suas ações ou inação".

"Afinal de contas, não foi apenas o Nord Stream 1 que explodiu", disse Putin, acrescentando que um dos dutos danificados do Nord Stream 2 poderia continuar a fornecer gás para a Europa. No entanto, a Alemanha não dá sinal verde para isso, apesar da disposição de Moscou.

"Há outra rota através da Polônia, chamada Yamal - Europa", através da qual os suprimentos também podem ser transportados, disse Putin. "A Polônia a fechou, mas a Polônia está se aproveitando dos alemães, recebendo dinheiro de fundos pan-europeus, e o principal doador desses fundos pan-europeus é a Alemanha. A Alemanha alimenta a Polônia até certo ponto. Mas eles vão e fecham a rota para a Alemanha, para quê? Não entendo", explicou.

"Ucrânia, para a qual os alemães fornecem armas e dinheiro: o segundo patrocinador, depois dos Estados Unidos, em termos de assistência financeira à Ucrânia, é a Alemanha. Duas rotas de gás passam pelo território da Ucrânia. Os ucranianos vão e simplesmente fecham um caminho possível: Abrir a segunda rota e receber gás da Rússia. Mas eles não a abrem", continuou o presidente.

O líder russo afirmou que os alemães poderiam pedir permissão aos ucranianos para o fluxo de gás russo para seu território. "Nós compramos gás liquefeito na Europa a preços exorbitantes, o que reduz a zero o nível de nossa competitividade e da economia como um todo. Vocês querem que nós lhes demos dinheiro? Deixem-nos existir normalmente, deixem nossa economia ganhar dinheiro e, a partir daí, nós lhes daremos dinheiro". Pergunte a eles", concluiu Putin. "As pessoas de lá são muito incompetentes", disse ele.