O ex-presidente Jair Bolsonaro anunciou que pretende solicitar ao ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes, autorização para comparecer à posse do presidente eleito dos EUA, Donald Trump, conforme relatado pela Folha de São Paulo nesta quarta-feira.
"Se o Trump me convidar, eu vou peticionar ao TSE [Tribunal Superior Eleitoral], ao STF", disse Bolsonaro em uma entrevista ao jornal, acrescentando que ele "talvez" seja a única pessoa do Brasil que Trump vá convidar para sua posse.
O ex-mandatário teve o passaporte retido como resultado de uma investigação sobre uma suposta tentativa de golpe de Estado para mantê-lo na Presidência.
"Ele [ministro Alexandre de Moraes] vai falar 'não' para o cara mais poderoso do mundo? Eu sou o ex. O cara vai arranjar uma encrenca por causa do ex?", declarou Bolsonaro, citado pelo veículo. "Agora, com todo o respeito, o homem mais forte do mundo, […] você acha que ele vai convidar Lula? Talvez protocolarmente", concluiu.
O político também informou que já teve três pedidos de viagem internacional negados por Alexandre de Moraes. O mais recente foi para visitar Donald Trump em Mar-a-Lago, na Flórida, onde o ex-presidente republicano acompanhou a apuração das eleições junto a convidados.
- A cerimônia de posse de Donald Trump, que venceu a eleição presidencial dos EUA, está marcada para o dia 20 de janeiro.