Notícias

Boric ativa o Fundo Nacional de Reconstrução para as vítimas dos incêndios florestais no Chile

O mecanismo foi criado após o terremoto que atingiu o país sul-americano em fevereiro de 2010.
Boric ativa o Fundo Nacional de Reconstrução para as vítimas dos incêndios florestais no ChileGettyimages.ru / Lucas Aguayo Araos/Anadolu

O presidente do Chile, Gabriel Boric, anunciou nesta quinta-feira a ativação do Fundo Nacional de Reconstrução para as vítimas dos incêndios florestais na região de Valparaíso.

"Anunciamos a ativação do Fundo de Reconstrução Nacional, que a partir de hoje se somará ao auxílio às famílias afetadas pelos incêndios na região", escreveu o presidente em sua conta no X.

Boric explicou que o fundo foi criado após o terremoto que atingiu o Chile em fevereiro de 2010, durante o primeiro mandato do ex-presidente Sebastián Piñera, para "incentivar e canalizar a ajuda do setor privado e conectar essa solidariedade com projetos que respondam às necessidades específicas das famílias, comunidades e municípios afetados".

O objetivo dessa ajuda é "substituir centros sociais ou infraestrutura perdida" e, assim, permitir que "as pessoas retomem suas vidas, as crianças recuperem suas rotinas, os vizinhos reconstruam seus bairros e formem uma comunidade".

Por sua vez, o Governo chileno acrescentou que os recursos doados serão usados para "financiar a construção, reconstrução, substituição, remodelação, restauração ou reabilitação da infraestrutura localizada nas áreas afetadas pelos desastres".

Nesse sentido, Boric conclamou o "mundo privado" a redobrar seus esforços e contribuir com o Fundo de Reconstrução.

O mandatário ainda agradeceu àqueles que já estão se mobilizando para ajudar as pessoas afetadas pelos incêndios violentos.

131 mortes

Os incêndios afetaram principalmente os municípios de Viña del Mar, Quilpué e Villa Alemana, em Valparaíso.

Segundo o último relatório do Servicio Médico Legal (SML), até o meio-dia de quinta-feira, pelo menos 131 pessoas morreram, das quais 50 corpos foram identificados.

A instituição diz que até o momento os restos mortais de 27 pessoas foram entregues às suas famílias.

A emergência na região de Valparaíso também deixou cerca de 15.000 casas afetadas, de acordo com as autoridades, e milhares de pessoas afetadas.