Questão demográfica da Rússia é "um enorme desafio", alerta Kremlin

Todos os russos devem pensar sobre os níveis populacionais do país, afirmou o porta-voz da presidência da Rússia, Dmitry Peskov.

O declínio demográfico na Rússia representa um "enorme desafio" para o país, afirmou nesta quarta-feira o porta-voz do Kremlin, Dmitry Peskov, durante uma maratona educacional chamada Znanie.Pervye (em tradução livre: Conhecimentos.Primeiros).

Durante sua fala, Peskov fez um apelo à população para que levasse a questão a sério, destacando o impacto da queda na taxa de natalidade do país.

"Infelizmente, somos muito poucos", lamentou, enfatizando que "temos um país enorme, o maior do mundo, mas uma população muito pequena". "É um grande desafio para nós", acrescentou.

Peskov, pai de seis filhos, destacou ainda que "cada um de nós deve pensar na demografia". O declínio populacional levou o Kremlin a buscar maneiras de garantir uma "margem de segurança" para a nação, continuou.

De acordo com o Instituto de Análise e Previsão Social de Moscou, a taxa de natalidade no país eslavo caiu para os níveis do início dos anos 2000, embora esses índices ainda sejam mais altos do que os de muitos países vizinhos.

No entanto, as preocupações da Rússia refletem uma crescente inquietação com a manutenção de uma população saudável no país.