Notícias

Em experimento inédito, cientistas russos conectam cérebro de rato à IA

O roedor respondeu corretamente a centenas de perguntas, abordando temas como quasares, bainhas de mielina, a linguagem Python e o aniversário de Albert Einstein.
Em experimento inédito, cientistas russos conectam cérebro de rato à IAGettyimages.ru / indy

Cientistas russos se tornaram os primeiros a conectar o cérebro de um rato à inteligência artificial (IA), anunciou na última quinta-feira (7) o laboratório de biotecnologia Neiry.

"O laboratório russo de biotecnologia Neiry, em colaboração com cientistas da Universidade Estatal de Moscou, apresentou os primeiros resultados de um experimento inédito. Pela primeira vez, cientistas e desenvolvedores conectaram o cérebro de um rato à inteligência artificial. O rato agora pode responder a qualquer pergunta usando um teclado", informou o laboratório.

Os cientistas conectaram o cérebro do rato a uma neurointerface, um dispositivo que funciona com IA e sugere respostas corretas por meio da estimulação elétrica do cérebro.

Os eletrodos da neurointerface estimulam áreas específicas do cérebro do roedor, que experimentou sensações em locais distintos quando a resposta era "sim" ou "não". Para cada resposta correta, o rato recebia uma recompensa.

O roedor respondeu corretamente a centenas de perguntas, abordando temas como quasares, bainhas de mielina, a linguagem Python e o aniversário de Albert Einstein.

Os cientistas afirmaram que, em um futuro próximo, qualquer pessoa com uma neurointerface implantada poderá realizar o mesmo feito.

No futuro, os desenvolvedores pretendem criar um produto personalizado que permitirá conectar o cérebro humano ao conhecimento coletivo de toda a humanidade.