Já é sabido que a manutenção de bons hábitos de sono trazem inúmeros benefícios, como confirma um novo estudo da Universidade Baylor, no Texas. No entanto, especialistas da instituição afirmam que dormir 46 minutos a mais por noite impacta positivamente a resiliência e os comportamentos pró-sociais de uma pessoa.
O estudo foi realizado com participantes escolhidos aleatoriamente, divididos em três grupos: um grupo teve o sono privado, outro estendeu a duração do sono, e o último grupo manteve uma rotina de sono normal.
As sessões ocorreram de segunda a sexta-feira, com monitoramento por actigrafia, uma pulseira que mede os ciclos de sono durante a noite e o dia.
Os resultados, publicados no The Journal of Positive Psychology, indicam que a maior duração do sono afeta o bem-estar mental. A maioria dos participantes que dormiram 46 minutos a mais relatou sentir-se mais resiliente, grata, satisfeita e com um bem-estar geral elevado.
De acordo com o chefe da pesquisa, Michael Scullin, as pessoas que aumentaram o tempo de sono expressaram sentimentos positivos e relataram "um propósito na vida".
Por outro lado, aqueles que tiveram o sono reduzido em "uma média de 37 minutos por noite" apresentaram "queda no humor", destacou Scullin.
Outro estudo, publicado na revista Sleep Medicine, mostrou que pessoas que dormem entre sete e nove horas por dia têm de 7% a 45% mais probabilidade de fazer doações para caridade.
Especialistas ressaltam que prolongar o tempo de sono vai muito além de melhorar o estado de alerta durante o dia. Um sono de boa qualidade transforma a maneira como as pessoas encaram os desafios diários e influencia positivamente seu comportamento ao lidar com eles.