Notícias

Presidente polonês está confiante de que Trump cumprirá sua promessa de encerrar o conflito ucraniano em 24 horas

De acordo com Andrzej Duda, se o ex-presidente dos EUA diz algo, "ele leva a sério".
Presidente polonês está confiante de que Trump cumprirá sua promessa de encerrar o conflito ucraniano em 24 horasAP / Czarek Sokolowski

Se Donald Trump retornar à Casa Branca como resultado da eleição presidencial dos EUA, ele manterá sua promessa de encerrar o conflito ucraniano em 24 horas, declarou o presidente polonês Andrzej Duda em uma coletiva de imprensa após conversas com o presidente de Ruanda, Paul Kagame, na quarta-feira.

Perguntado se considerava tais afirmações confiáveis, Duda, que manteve boas relações com Trump quando ele estava no poder, disse que ele havia "cumprido o que prometeu". "Portanto, se eu recebi alguma promessa do presidente Donald Trump, se ele me prometeu alguma coisa, ela foi cumprida. Deste lado, posso dizer: sim, o presidente Trump mantém sua palavra. Se ele diz algo, ele está falando sério", disse ele.

O ex-presidente dos EUA prometeu em mais de uma ocasião que, caso vencesse as eleições presidenciais de 2024, chegaria a um acordo de paz na Ucrânia em um único dia, pois tem um bom relacionamento com os líderes dos dois países.

"Conheço Zelensky muito bem e conheço Putin muito bem, até melhor. E tive um bom relacionamento, um relacionamento muito bom, com ambos. Eu diria a Zelensky, basta. Você precisa fazer um acordo. Eu diria a Putin, se você não fizer um acordo, nós vamos dar muito a ele [o presidente ucraniano]. Daremos [à Ucrânia] mais do que eles receberam, se necessário. Farei o acordo em um dia. Um dia", disse ele em meados de julho.