O Exército indiano anunciou nesta segunda-feira, em sua conta no X, ter realizado patrulhas em um dos cinco pontos de atrito ao longo da fronteira com a China. Trata-se da primeira vez que isso acontece desde os confrontos que resultaram em mortos entre tropas dos dois países em 2020.
"Seguindo o consenso alcançado entre os lados indiano e chinês para a retirada e retomada do patrulhamento em Depsang e Demchok, a patrulha do Exército indiano foi feita com sucesso hoje em um dos pontos de patrulhamento em Depsang", declarou o Exército indiano, descrevendo o progresso como um "passo positivo" para manter a paz e a tranquilidade.
O avanço ocorre após ambas as nações terem chegado a um consenso para retomar o patrulhamento com base em acordos firmados antes do impasse militar e diplomático.
A trégua foi anunciada no mês passado, no contexto da Cúpula do BRICS em Kazan, na Rússia, onde o primeiro-ministro indiano Narendra Modi e o presidente chinês Xi Jinping tiveram sua primeira reunião bilateral em quase cinco anos.
Após o encontro, o Ministério das Relações Exteriores da Índia divulgou uma declaração reiterando o entendimento de Modi de que as desavenças "não devem afetar a paz e a tranquilidade" entre os países.