Independente dos resultados das eleições presidenciais nos EUA, a população norte-americana já enfrenta uma divisão interna e uma hostilidade em relação aos adversários políticos que a nação precisará enfrentar, afirmou a porta-voz do Ministério das Relações Exteriores da Rússia, Maria Zakharova, à RT na terça-feira.
"Acredito que o principal desafio para os Estados Unidos, como nação e como povo, neste momento, seja garantir que esses resultados sejam aceitos pela sociedade, dada a experiência das eleições anteriores", declarou Zakharova.
A porta-voz acrescentou que, "qualquer que seja o resultado, obviamente eles terão que superar a divisão emocional interna".
Segundo a diplomata, no contexto das eleições, muitos nos EUA não sabem mais como conviver em sociedade. "As pessoas estão literalmente prontas para atacar umas às outras, porque as autoridades levaram a situação a um ponto de, acredito eu, verdadeiro confronto interno", avaliou Zakharova.
- Anteriormente, uma pesquisa da YouGov revelou que cerca de 27% dos norte-americanos temiam uma possível guerra civil após as eleições, enquanto 12% disseram conhecer alguém que poderia recorrer a armas.
- Ainda segundo o levantamento, 84% dos entrevistados acreditam que a nação está mais dividida hoje do que no passado.