Donald Trump, ex-presidente e candidato do Partido Republicano à presidência dos Estados Unidos, proclamou-se vencedor da eleição presidencial enquanto a apuração dos votos continua. Para vencer a eleição, um candidato deve obter pelo menos 270 votos eleitorais e Trump está com uma larga vantagem, com diferentes veículos de imprensa projetando sua vitória.
"Quero agradecer ao povo americano pela extraordinária honra de ser eleito seu 47º presidente e seu 45º presidente", declarou.
"Lutarei por você, por sua família e por seu futuro. Todos os dias lutarei por vocês e, com cada suspiro do meu corpo, não descansarei até que tenhamos alcançado a América forte, segura e próspera que nossos filhos merecem e que vocês merecem. Esta será realmente a era de ouro dos Estados Unidos", disse, acrescentando que "ganhar o voto popular foi lindo".
De acordo com as estimativas do The New York Times, que utiliza como métrica os votos divulgados, pesquisas de opinião e previsões em tempo real, Trump caminha para obter 306 dos 270 votos eleitorais necessários para vencer a eleição, enquanto sua rival democrata, Kamala Harris, obteria 232 votos eleitorais.
- Na última sexta-feira, três dias antes da votação, as pesquisas mostraram um quadro bastante equilibrado entre os dois candidatos, portanto, é possível que os estados decisivos determinem o resultado.
- Até sexta-feira, nenhum dos dois candidatos tinha uma margem de mais de dois pontos em qualquer um dos sete estados decisivos. Em três desses estados - a chamada "Muralha Azul", Michigan, Pensilvânia e Wisconsin - a margem era inferior a um ponto.