Notícias

Estados Unidos elege seu 47º presidente

Estados Unidos elege seu 47º presidenteAP

Nesta terça-feira, 5 de novembro, os cidadãos norte-americanos registrados para votar começaram a se dirigir às urnas para participar da 60ª eleição presidencial da história do país, que resultará na escolha do 47º presidente dos Estados Unidos. Os eleitores não escolherão apenas o presidente, mas também os candidatos ao Congresso para assentos na Câmara dos Deputados e no Senado dos EUA.

  • Donald Trump, ex-presidente dos EUA e candidato do Partido Republicano, e Kamala Harris, vice-presidente em exercício e candidata do Partido Democrata, estão empatados na intenção de voto com 48% cada, de acordo com a última pesquisa nacional do The New York Times e do Siena College.
  • Quase 80 milhões de pessoas já votaram antecipadamente, seja através do correio ou presencialmente.
  • O presidente eleito tomará posse ao meio-dia (horário local) de 20 de janeiro no Capitólio dos EUA.

Como funciona o sistema eleitoral norte-americano?

Nos Estados Unidos, os 50 estados conduzem a eleição presidencial de acordo com seus próprios costumes, métodos de apuração e votação. Cada um deles possui um número específico de delegados representando os votos populares, levando em conta sua respectiva população e número de eleitores. 

A populosa Califórnia, por exemplo, possui 54 delegados correspondentes, enquanto o Alasca conta apenas com 3. Para vencer a eleição, é necessário conquistar o voto eleitoral de 270 dos 538 delegados de todo o país.

A maioria dos estados tem a regra de ''quem ganha leva tudo'', significando que todos os delegados estaduais devem votar no candidato escolhido pela votação popular. A exceção são os estados de Maine e Nebraska, que distribuem os votos de forma diferente. 

Quando conheceremos o vencedor da eleição presidencial dos EUA?

De acordo com analistas, pode levar mais de uma semana para que o mundo conheça o resultado da eleição presidencial dos EUA, que ocorre nesta terça-feira. Ao mesmo tempo, o novo mandatário pode ser definido já na manhã de quarta-feira.

Em geral, para que o vencedor seja conhecido na própria quarta-feira, as urnas nos principais estados-pêndulo, especialmente na Pensilvânia, não podem resultar em uma votação apertada. Caso contrário, para projetar um vencedor, todos os votos precisam ser contados, o que pode levar dias.

Apuração em tempo real 

A RT Brasil está promovendo uma cobertura em tempo real, com os principais destaques das eleições, em suas principais redes sociais. Você pode acompanhá-la através de nosso canal no Telegram e Whatsapp ou em nossos perfis no X, Bluesky e VK.