
Confira a trajetória do primeiro brasileiro a comandar a Interpol

O delegado da Polícia Federal brasileira Valdecy Urquiza foi eleito Secretário Geral da Organização Internacional de Polícia Criminal, a Interpol, tornando-se o primeiro brasileiro a assumir o cargo.
A escolha ocorreu durante a assembleia geral da organização, que conta com membros em 196 países.
Urquiza, de 43 anos, é um policial com experiência em diversos órgãos do Brasil e, a partir de 7 de novembro, substituirá o alemão Jürgen Stock, que ocupa o cargo desde 2014.

Nascido em São Luís, no Maranhão, o novo Secretário Geral da Interpol é graduado em Direito pela Unifor (Universidade de Fortaleza) e possui pós-graduações em Administração Pública pelo IBMEC e em Direito Ambiental pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.
Ele também estudou na Academia Nacional do FBI, em Quantico, Virgínia, nos Estados Unidos. Sua carreira começou como analista na Caixa Econômica Federal em 2000.
Urquiza atua na Polícia Federal há quase 20 anos. Em 2007, tornou-se encarregado de Polícia e, sete anos depois, assumiu a liderança de Assuntos Internacionais da corporação. Em 2015, iniciou sua atuação na Interpol, sendo nomeado vice-presidente para as Américas em 2021.
No Brasil, Urquiza já comandou o Escritório Central Nacional da Interpol, a Divisão de Cooperação Policial Internacional, a Divisão de Relações Internacionais e a Diretoria de Tecnologia da Informação da Polícia Federal.
Além disso, ocupou cargos como chefe da Divisão de Cooperação Jurídica Internacional da Polícia Federal do Brasil e diretor-assistente na Diretoria de Crimes Organizados e Emergentes na sede da Interpol, em Lyon, França.
