País asiático pede expulsão de Israel da ONU

Malásia se une a países que exigem ação da ONU contra Israel por violações na Faixa de Gaza.

A Malásia se uniu a outras nações que pedem a expulsão de Israel da Organização das Nações Unidas, informou na segunda-feira o primeiro-ministro do país, Anwar Ibrahim, conforme noticiado pela mídia local.

Ibrahim declarou que o país asiático busca apoio das nações árabes em uma cúpula de emergência agendada para a próxima semana, visando a exclusão de Israel da ONU por supostas violações do direito internacional e das diretrizes da organização durante a guerra na Faixa de Gaza.

Em 31 de outubro, a Malásia se juntou a um grupo de países que está preparando um projeto de resolução na Assembleia Geral da ONU. O objetivo é solicitar uma opinião consultiva do Tribunal Internacional de Justiça sobre a obrigação de Israel de permitir a presença e as atividades de agências internacionais e da ONU nos territórios palestinos ocupados.

Além da Malásia, fazem parte desse grupo países como Egito, Guiana, Indonésia, Jordânia, Namíbia, Noruega, Catar, Arábia Saudita e Eslovênia.

"A UNRWA tem sido a principal tábua de salvação para a canalização da ajuda internacional ao povo da Palestina durante 75 anos. A Malásia apoia totalmente o papel crítico da UNRWA e a cooperação com a agência continuará a ser reforçada", afirmou Ibrahim.